quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Steak and chips quase sem gordura

Há imenso tempo que não comia um bom bife da vazia e andava mesmo a apetecer-me.
Pessoalmente não gosto dos bifes das cervejarias tipo Portugálias e afins, mas para mim é chão que já deu uvas e que sobrevive muito à custa do nome.
No tempo em que o meu avô paterno era presença assídua na Portugália da Almirante Reis, é que aquilo devia ser bom. O que aprecio nessas casas é a bela da imperial e nada mais.
Ao fim-de-semana recuso-me a entrar em supermercados e durante a semana não tenho muito tempo, por isso compro tudo no mesmo sítio. Por vezes e no que diz respeito à carne e ao peixe nem sempre há o que procuro, ou com boa qualidade, mas desta vez tive sorte.
Quer dizer sorte qb, só havia costeletas da vazia, se as quisesse sem osso pagava mais 5€/ kg, por isso vieram costeletas que transformei em bifes.
Mas esta refeição preparada a preceito, com carne tenra e muito saborosa, não estava destinada a ser devidamente apreciada.
Acidentes que acontecem à mesa e conseguem arruinar o jantar/almoço de toda a família, quem não os teve?
Bem, não vale a pena chorar sobre o ice-tea derramado, mas fiquei furiosa ai isso fiquei!


Ingredientes 5 pessoas:

5 bifes da vazia (não muito grossos)
2 pacotes de natas (alpro soja light)
200gr de cogumelos fescos
6 dentes de alho
1 folha de louro
azeite
margarina (becel culinária)
sal
pimenta 5 grãos
cerveja
batatas para fritar

Preparação

As batatas foram cortadas em palitos grandes e fritas na Actifry, podem ver aqui  a receita.
Tempere os bifes com sal e pimenta e reserve.
Os cogumelos que comprei estavam inteiros, por isso tive que lhes retirar a pele e laminá-los, mas podem comprar já laminados.
Esmague os alhos, assim além de serem mais saborosos são mais fáceis de descascar, lamine-os grosseiramente  para uma frigideira. Adicione um colher generosa de margarina, a folha de louro e um fio de azeite, quando estiver bem quente pode fritar os bifes. Os bifes de vaca não devem passar demasiado do ponto, sob pena de ficarem secos e rijos. Depois de fritos reserve num recipiente com tampa. Na mesma frigideira adicione um mais um pouco de gordura e frite os cogumelos, tempere com sal e pimenta, depois de cozinhados junte a maior parte aos bifes, mas deixe alguns na frigeira.
Adicione as natas e 1 dl de cerveja, rectifique os temperos e deixe cozinhar em lume moderado até ferver para reduzir o álcool. Depois passe o molho pela varinha mágica até ficar bem cremoso, verta sobre os bifes e sirva de imediato com as batatas fritas e acompanhados com saladinha ou legumes cozidos.

Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela vossa visita!