quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dourada no Forno com Pimenta Malagueta e Cogumelos

“Quem não tem cão, caça com gato.” É velho o ditado embora se aplique ao nosso quotidiano, os portugueses são bons na técnica do desenrascanço, disso ninguém nos pode tirar o mérito.
Mas remediar problemas não tem que ser necessariamente mau, antes pelo contrário. Eu aprecio bastante pessoas expeditas, que conseguem ter solução para qualquer contratempo de última hora.
Tinha uma dourada do mar escalada à espera de ir para a grelha, mas como o dia estava demasiado chuvoso não apetecia ir para a rua atear o lume à churrasqueira. Então decidi fazer uma espécie de grelhado/assado no forno recorrendo a um tabuleiro de inox, que digamos não foi uma aquisição muito barata, mas que vale cada euro que dei por ele. Possui uma grelha amovível que evita que a comida esteja em contacto com molho enquanto cozinha, é extremamente fácil de limpar e fica como novo depois de lavado.
Para temperar o peixe inventei uma marinada à base de malagueta e limão e decidi acompanhar com uns cogumelos frescos e batatas assadas na Actifry. Ficou um prato bonito e com um paladar muito suave.
Ingredientes:
1 Dourada escala (ou Robalo)
Batatas
Cogumelos frescos
½ Malagueta
Alhos
1 Limão
Sal
Azeite
Salsa

Preparação:
Pise os alhos com o sal, a malagueta junto o sumo do limão e o azeite, coloque o peixe e os cogumelos já limpos num recipiente grande onde vai deixar a marinar durante pelo menos 30 minutos.
Leve a dourada ao forno pré-aquecido a 170Cº, mas reserve os cogumelos.
Leve as batatas a cozer ligeiramente, escorra-as muito bem, coloque dentro da Actifry sem a pá, tempere com alho e azeite e programe 20 minutos.
Ao fim de meia hora no forno adicione os cogumelos à dourada e deixe cozinha cerca de 20 minutos.
Como a grelha do meu tabuleiro não pega consegui retirar a dourada sem a partir. Servi numa travessa grande, polvilhado com salsa fresca, onde juntei as batatas e uns tomates cherry. Estava com medo do excesso de picante e só usei ½ malagueta. Espero que gostem
Bom Apetite!

7 comentários:

  1. hummm que delicia... adoro douradas assadas no forno... que aspecto maravilhoso!!!

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Realmente nós Portugueses somos os maiores no que toca a desenrascar, acredita que também eu já solucionei problemas, que acabam por não ser problemas com o desenrascar.
    Deixa-me que te diga que a tua dourada ficou fantástica, pode-se mesmo dizer que é uma receita "Dourada".
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Adorei o seu peixe, parece muito saboroso!!!

    Fica Bem!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderEliminar
  4. Obrigada amigas! Gosto imenso de partilhar estas coisas com vocês.
    Beijinhos a todas!

    ResponderEliminar
  5. Que prato lindo, esse.
    Que você tenha um lindo e abençoado final de semana.
    Abraços

    Silmara
    www.casaefogao.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!