terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Arroz de Abóbora e Agrião e uns Filetes Crocantes com Amêndoa

Bom dia!
Está mais um lindo dia de sol e o meu Manecas faz hoje 23 meses, quase 2 aninhos e parece que foi há poucos meses que nasceu. A verdade é que as nossas vidas ficaram muito mais preenchidas e os dias nunca mais foram iguais. Costumo dizer que quando estamos felizes o tempo passa demasiado depressa.
Contudo esta manhã foi caótica, eu super atrasada, o rapaz que acordou com ambos os pés do lado errado da cama, não se queria vestir, não queria beber o leite, quando já estava quase de saída resolveu fazer "aquilo" na fralda acabadinha de mudar e como se não bastasse ainda esfregou pasta dos dentes na minha blusa.
Para ajudar, no meio de toda esta confusão toca a campaínha, era o carteiro e em vez de trazer as boas festas, trazia uma multa de estacionamento (menos mal). 
Manhãs assim, que é mãe sabe bem o que isto é, mas no stress eu cá me aguento, mais berro aqui, ralhete ali... tudo se faz e no fim até dá vontade de rir.
Em contrapartida o jantar de ontem foi muito tranquilo, e ao serão deu para ver um filme na cama sem adormecer nem nada. Isto é que é vida!
A sugestão que hoje vos trago foi inspirada numas receitas da Laranjinha, o arroz e os filetes de pescada foram elogiados por toda a família. Espero que gostem.

Ingredientes:
1 medida Arroz carolino
300gr de Abóbora
1 cebola
2 alhos
1 raminho de coentros
folhas de agrião
1 kg de filetes de pescada
2 alhos
2 limões
1 raminho de salsa e coentros
pão ralado aromatizado
farinha de amêndoa
sementes de sésamo
2 ovos
farinha
leite
azeite
sal
Pimenta

Preparação:
Arroz
Cozer a abóbora e reservar o caldo da cozedura.
 Refogar a cebola e o alho no azeite, juntar o arroz e deixar fritar um pouco. Acrescentar um pouco do caldo da abóbora e deixar cozinhar.
Passar a abóbora com o agrião e os coentros pela varinha mágica e incorporar no arroz. Ir acrescentando caldo à media que o arroz vai cozinhando. Temperar com sal e pimenta e servir de imediato
Nota: Este arroz deve ser caldoso, mas no meu caso ficou seco porque esteve à espera para ser servido, não deixando de ser surpreendentemente fresco e saboroso.

Filetes
Umas horas antes temperar os filetes com sal e pimenta e com alho regar com o leite e o sumo de limão e resrevar no frio.
Ao pão ralado adicionar a amêndoa, as sementes de sesámo a salsa e os coentros picados muito finos, temperar com sal.
Escorra e passe os filetes por farinha, depois pelo ovo batido e depois pela mistura do pão ralado.
Fritar numa frigeira com óleo quente e abundante, se ficar queimado mude de óleo, caso contrario os filetes ficaram muitos escuros e queimados, além do mau aspecto faz mal à saude. Deixe escorrer sobre sobre papel absorvente.
Bom Apetite!

6 comentários:

  1. LOL, que começo de manhã caótico (mas que me deu vontade de rir). Adorei esta receita quando a vi na Laranjinha e também gostei de a ver aqui, hm hm, com muito bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  2. Eu bem sei do que falas, até parece que estavas a relatar as minhas manhãs... Tirando esses percalços, o teu jantarinho ficou um mimo, e com filme e tudo sem adormecer... Isso é que é vida!!! bjs

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto excelente! e parabéns ao pequenito está quase quase! <:)

    ResponderEliminar
  4. Bem, o aspeto desta refeição ficou 5*****, desde esse arroz maravilhoso aos filetes, gostei de tudo!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que bom começo de dia, que inveja amiga eheheheh
    Pelo menos um pratinho delicioso para alegrar o dia :) Excelente aspecto.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a todas, o resto do dia foi bem mais tranquilo. E cá estou du a adormecer e a minR o meu amor. O meu jantar foi um mino, depois mostro! Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!