sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Risotto de Bacon e Cogumelos

Estamos quase no dia D, já consigo imaginar as nossas conversas à mesa e a cara de felicidade dos míudos ao abirem os presentes.
Entretanto vou admirando a ignorância e ingenuidade do Manecas relativamente ao Natal. Se ele sequer imaginasse o que é aquele mono azul e enorme que há dois atravanca a nossa sala de jantar, não o ignorava com toda a certeza. 
Este ano foi a primeira vez que as minhas compras foram feitas com apenas dois dias de antecedência, e se isso foi motivo para andar um bocado stressada, hoje sinto-me aliviada e muito satisfeita com a minha opção, porque comprámos tudo o que queríamos e fomos bastante comedidos em termos de gastos.
Com tanta coisa em que pensar e para fazer ultimamente, não se pode passar muito tempo na cozinha, por isso refeições rápidas mas saborosas são benvindas.
Há uma ou duas semanas atrás os risottos  foram muito concorridos aqui nos blogues amigos, mas este é especial, é meu. Espero que gostem! E tu Jamie Oliver, roi-te de inveja, não preciso do teu aipo para nada!


Ingredientes:
1 cebola
2 alhos
1 alho francês
300 gr de arroz para risotto
250 gr de bacon aos cubos
300 gr de cogumelos (usei mistura congelada do Continente)
100gr de queijo parmesão
1 lt de caldo de carno (dissolva 1 caldo Knorr num litro de água)
1 dl de vinho branco seco (opcional)
1 colher de chá de manteiga
Azeite
Sal
Pimenta

Preparação:

Refogar a cebola com (azeite mas pouco) os alhos o alho francês  e o bacon. Seguidamente adicionar o arroz e deixar  fritar durante um a dois minutos mexendo regularmente. Se desejar pode adicionar o vinho branco, vai confereir um sabor mais fresco ao arroz, mexa e deixe evaporar.
Adicionar os cogumelos e ir, sempre que seja necessário, acrescentando mais caldo de carne e não se esqueça de mexer..
Quando o arroz estiver cozido, retirar do lume rectifique o sal e adicione pimenta moída na altura, junte a manteiga e mexa. Sirva com queijo parmesão ralado.
Bom Apetite! 

1 comentário:

  1. É algo que adoro, e sabe tão bem... Ficou com um aspecto mesmo cremoso..
    Festas felizes, um óptimo ano novo
    beijoca

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!