segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Arroz Árabe com Salada de Agrião Selvagem

Caramba este foi um fim-de-semana de abusos! Sábado almoço buffet, devia ter-me ficado pelas entradas, mas não, ainda fui comer carne à portuguesa e dobrada com feijão branco, tudo coisinhas leves.
Foi de tal maneira que nem uma tarde de compras no outlet deu para remoer a refeição abastada.
À noite não admira que ainda não tivesse fome, mas uma vez que tive de fazer jantar lá comi (mas pouco) bacalhau espiritual feito na Bimby. Não fiquei fã desta receita, não estava apurada e sabia muito a cebola crua, ou isso ou era da falta de apetite.
Acho que os tempos indicados para um refogado (5 minutos - varoma) são muito reduzidos, pelo menos para o meu paladar, por isso já comecei a reajustar ligeiramente alguns tempos de cozedura.
Para compor a dieta, no Domingo fiz um pequeno banquete.
Era apenas um lombo de porco, mas eu tinha grandes planos para ele. Quando comecei a ver que ia haver comida suficiente para alimentar um regimento de infantaria, disse ao marido para fazer a boa acção e convidar os nossos pais, sempre se distraem, fazem-nos companhia e assim não temos de comer tudo sozinhos!
Do lombo e do arroz árabe (receita do livro da Bimby) hei-de falar outro dia, porque ainda estou um bocadinho enfartada de tanta comezaina, o que me soube realmente bem, foi terminar o dia com uma salada agriões selvagens, que a minha cunhada me trouxe de Picote (Miranda do Douro) e o resto do arroz.
Tão simples e tão saboroso!

Explosão de sabores
Receita Arroz
 Ingredientes1 cebola
1 dente alho
30 g azeite
200 g arroz , basmati ou agulha
100 g pinhões
1 c. chá sal
800 g água
100 g passas de uvas
Nota: Quem não tiver Bimby pode fazer no tacho, são duas medidas de água para uma de arroz. Cerca de 10 minutos a cozer, e servir de imediato.
Preparação:
1.Coloque no copo a cebola o alho e pique 5 seg/vel 5.
2.Junte o azeite e refogue 5 min/100ºC/vel 1.
3.Adicione o arroz, os pinhões, o sal e refogue mais 3 min/100ºC/  /vel   .
4.Retire e coloque o preparado no cesto e reserve.
5.Sem lavar o copo, coloque a água e introduza o cesto com o preparado e programe 20 min/100ºC/ vel 4.
6.Adicione as passas e misture bem com a espátula. Espere uns minutos antes de retirar.
7.Retire o cesto com a ajuda da espátula e coloque o arroz numa travessa.
Salada
Lavar os agriões muito bem em água corrente, retirar as folhas amarelas, escorrer. Para temperar fazer um molho com azeite, vinagre balsâmico, temperar com sal e pimenta preta, envolver bem nas folhas e servir por cima do arroz. Pode enriquecer com miolo de noz o prrato com miolo de noz.
Bom apetite!

4 comentários:

  1. Isso é que foi um fim de semana de comezaina. Pelo menos com as compras no Outlet sempre "desmoeste" qualquer coisinha. Gosto de muito de bacalhau espiritual embora nunca tenha experimentado a receita da Bimby. Mas se calhar não ter muita fome resulta num paladar mais crítico :)

    ResponderEliminar
  2. Excelete salada amiga ficou fantàstica adorei, parabens!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Esta salada ficou maravilhosa, depois de tanta comezaina o que nos sabe realmente bem, são estas saladinhas leves e saudáveis!! Gostei bastante desta receita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Minha Querida Amiga!!!

    Saudade de Você...
    Espero que esteja tudo bem, Feliz 2012...

    Salada deliciosa, adorei!!!

    Noite de Paz para Você!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!