quarta-feira, 4 de abril de 2012

Esparguete de tomate seco e legumes com cogumelos e queijos Mozzarella e Parmesão

Os utensílios e ingredientes adquiridos por mim (Paris) e pelo meu marido (Índia) aquando das nossas viagens, começam agora a ser utilizados.
A semana passada tive a oportunidade de temperar um frango para fritar com a especiaria indiana TikKa Masala, é agradável, ligeiramente picante, mas apenas utilizei 1 colher de chá, não estamos habituados a sabores tão intensos, por isso há que ir com calma.
Também na semana passada houve lugar à produção de tagliatellas caseiras, uma oportunidade para experimentar a máquina que a minha irmã me ofereceu.
Fazer massa dá algum trabalho mas felizmente tive alguns ajudantes de cozinha muito entusiamados em dar à manivela e ver a massa a esticar.
Esta semana utilizei os tomates secos num esparguete e constatei que o sabor é mais intenso  que o do tomate fresco.
Mas há dias, aliás muitos dias, em que passar horas na cozinha simplesmente não é possível, há que dar atenção ao filhote mais novo que vem carente quando chega da creche.
E foi num desses dias, em que a vontade de cozinhar não era muita, que surgiu este esparguete que surpreendeu de tão simples e saboroso, mas também provocou um ataque de pânico ao marido, porque não tinha nem carne nem peixe! Que horror, isto faz-se? Sim, faz e é uma boa sugestão para a Semana Santa. Espero que gostem.

Ingredientes
3 alhos
4 tomates secos
3 colheres de sopa de tomate triturado
200 gr de cogumelos frescos laminados
1 courgette
400 gr de esparguete
1 queijo mozzarella fresco
100gr de parmesão
azeite
pimenta qb
óregãos
sal qb

Recorri à Bimby para fazer este prato, mas vou igualmente explicar como pode ser feito da maneira tradicional.

Preparação Bimby:Coloque no copo o azeite os alhos e os tomates e pique 8 seg vel 5, programe 5 minutos varoma.
Retire metade da mistura para uma tigela e reserve. Adicione ao copo a courgette cortada aos cubos e os cogumelos laminados, acrescente o tomate triturado tempere com sal e óregãos e programe mais 5m, tem 100º velocidade de colher inversa.
No fim do tempo retire todos os ingredientes do copo, escorra-os aproveite o molho e junte água até fazer 1000gr, retifique os temperos e programe 10m varoma ( ou até a água começar a ferver), depois adicione o esparguete e programe 10m 100º vel 1 ( se for necessário adicione mais tempo) quando terminar de cozer o esparguete envolva os legumes e cogumelos e polvilhe com os queijos ralados, pimenta móida na altura. Por fim coloque umas folhas de manjericão e sirva de imediato.

Preparação tradicional:Descasque os alhos e pique-os finamente, coloque numa frigideira grande com azeite e os tomates picados em pequenos pedaços e salteie. Reserve metade numa tigela. Adicione à frigideira a courgette cortada aos cubos os cogumelos laminados e o tomate triturado tempere com sal e óregãos e cozinhe mais 5m aproximadamente.
Coza o esparguete aldente numa panela de água com sal e óleo. Escorra bem e reserve.
Introduza o esparguete na frigideira e deixe cozinhar cerca de 1 minuto enquanto
envolva bem todos os ingredientes.
Transfira para um recipiente de ir à mesa e polvilhe com os queijos ralados, pimenta moída na altura. Por fim coloque umas folhas de manjericão e sirva de imediato.

Bom Apetite!

4 comentários:

Obrigada pela vossa visita!