segunda-feira, 2 de abril de 2012

Nems au Poulet ou uma Espécie de Crepes de Galinha

Os meus sobrinhos são um um bocadinho esquisitos no que diz respeito a comida, mas se há coisa que eles adoram são os tão  falados Nems.
Por isso, essa era uma das iguarias que lhes tinha prometido fazer, durante a minha estadia, assim como uma espécie de pagamento pelo tratamento VIP que eles me deram.
Mas antes para me refrescar a memória e o sabor comprei alguns para levar para casa, o que se revelou uma boa ideia, pois verifiquei que além dos rebentos de soja, também levavam vermicelli rice noodles e mais alguns condimentos como o caril.
Ser famíla não é apenas ter o mesmo sangue, é ter à vontade para vasculhar o frigorifico da irmã, invadir-lhe a cozinha e preparar o jantar sem estar cá com rodeios. 
E foi assim que numa tarde de sábado fiz estas maravilhas com de galinha, os preferidos dos míudos.




Ingredientes para cerca de 30 und:
4 peitos de frango
3 cenouras
150 gr de Massa Vermicelli Rice Noodles
150 gr de rebetos de soja
4 dentes de alho
30 folhas de crepes de arroz
azeite qb
sal qb
molho de soja qb
pimenta fresca moída qb
caril qb

Preparação:
Tempere o frango com sal e pimenta e reserve.
Aqueça uma frigideira com azeite e 2 dentes de alho picados finamente, fite o frango sem deixar alourar muito.
Retire do lume, desfie (pode usar o robot de cozinha) e reserve.
Coloque uma panela de água com sal ao lume, quando levantar fervura coza os vermicelli não mais de 2 minutos, escorra-os, passe por água fria e reserve.
Na mesma frigideira com mais um fio de azeite e os restantes dentes de alho picados finamente salteie a cenoura ralada com os rebentos de soja, adicione o frango desfiado os vermicelli tempere com molho de soja e caril a gosto, envolva bem e salteie por mais 3 minutos para ligar todos os sabores. Retire do lume, deixe arrefecer para poder fazer os rolos.
Para fazer os rolos tem que submergir as folhas de arroz em água quente, mas não pode ser durante muito tempo pois estas ficam demasiado moles e impossíveis de trabalhar.
Depois de demolhada coloque a folha de arroz sobre uma bancada deite o recheio na extremidade e comece a formar um rolo bem apertadinho, quando estiver a meio dobre as pontas dentro como se fosse um envelope e continue a enrolar até ao fim. A própria humidade vai ajudar a selar a extremidade do rolo, mas se tiver dúvidas passe com um dedo húmido antes de fechar.
Continuo a aconselhar ver uns vídeos na internet para perceber bem esta técnica, pois as folhas de arroz não podem ficar demasiado moles ou duras. O excesso de água tem influência na qualidade da fritura.
Aqueça uma frigideira com óleo especial para fritar (a quantidade como se fosse para fritar rissóis) quando estiver bem quente frite os rolos até tostarem, escorra sobre papel absorvente.
Depois de escorridos coloque numa travessa sob folhas de alface.
Em alternativa podem ser comidos sem serem fritos, porque todos os ingredientes já foram cozinhados previamente, é mais saudável sem dúvida, mas quanto a mim não são tão saborosos.
Servir com folhas de alface de menta inteiras com molho agridoce ou outro a gosto. Em França existem dezenas de molhos já preparados para os Nems, e é possível que em Portugal também haja alguma variedade mas aqui onde vivo, tirando molho agridoce não encontro mais nada.
Sem a minha Bimby o arroz chao chao foi feito no tacho e não ficou nada mal.
Bom apetite!

4 comentários:

  1. Parecem-me deliciosos, fiquei com vontade de experimentar :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pois e por tua causa, agora so me pedem para fazer Nems como os da tia.

    ResponderEliminar
  3. Ficaram tao bonitos! deviam de estar optimos.

    bj
    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!