sexta-feira, 29 de junho de 2012

Assado do mar

Tenho andado tão longe desta praça, como a tranquilidade da minha vida. E acreditem que tenho saudades de ambas.
Problemas, muito trabalho, as dores no pulso direito e a falta de inspiração têm-me roubado o que gosto de partilhar convosco, receitas agradáveis e boa disposição.
Hoje decidi tirar um tempinho para vos escrever, pois verifico que apesar de não publicar regularmente continuo a ter imensas visitas diárias e essas pessoas merecem o meu esforço para lhes retribuir a atenção.
Peço desculpa de não responder a todas as mensagens individualmente, de facto não tenho disponibilidade, mas agradeço de coração aberto os e-mails que me enviam e os comentários que deixam aqui no blogue. 
É bom saber que há alguém que dá valor ao que escrevo, que se revê nas minhas palavras e que me felicita por isso.
Mas mesmo em maré de tormentas há sempre qualquer coisa para nos animar, sempre fui assim felizmente.
Por exemplo, finalmente decidi seguir um regime alimentar mais rigoroso, não como gorduras, evito hidratos de carbono e ainda assim continuo a comer bem.
A maior batalha foi beber água, não gosto muito e já dei por mim a pensar que beber água é uma grande seca! Mas estou disciplinada, já consigo beber 2 litros/dia e sem barafustar muito.
Ahhhh, não pensem que isto é só por causa do verão, porque assim que recuperar a minha forma, não mais a vou perder, podem crer.
Outra coisa que trouxe a malta com a moral em alta foi o futebol, não dávamos nada pela Selecção e os rapazes fizeram um figurão. Saímos como as árvores que morrem de pé, com muita dignidade mas com falta de uma pitadinha de sorte.
Numa reportagem antes do jogo da passada semana, fiquei a conhecer o único restaurante Portugês na Polónia e o Chef sugeriu como refeição um polvo à lagareiro com gambas.
Costumo fazer desta forma o polvo à lagareiro mas fiquei curiososa e não foi preciso esperar muito até esta refeição estar à minha mesa e se boa estava.

Ingredientes:
1 Polvo
1kg de batata míuda nova
12 gambas
6 alhos
1 cebola
Louro
Sal
Pimenta
Azeite qb
Preparação:
  • Cozer o polvo cerca de 45 minutos com uma cebola inteira e sal, quando a cebola estiver cozida o polvo também deve estar.
  • Temperar as gambas com sal e alho.
  • Cozer as batatas 15 minutos em água fervente
  • Numa assadeira dispor o polvo, as batatas levemente esborrachadas com um murro e as gambas, adicionar o louro, os alhos pisados e laminados grosseiramente, temperar com pimenta e um pouco de sal,  regar com azeite e levar ao frono pré-aquecido a 180ºC cerca de 15 minutos até alourar.
  • Servir com uma salada verde.
Bom Apetite!

4 comentários:

  1. FIZES-TE BEM EM FAZER ESTE POLVO POIS ESTA EXCELENTE.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Como são agradáveis estes momentos de leitura e reflexão. Coisas Minhas alimenta-nos o espírito, e a Cozinha aconchega-nos o estômago. E este assado do mar deixa qualquer um satisfeito. Polvo à lagareiro é dos meus pratos favoritos, mas com gambas nunca experimentei, deliciosa ideia. Agradeço esse tempinho para nós e os bons resultados para a dieta.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Então, amiga ? Não te quero assim em baixo... Força e pensamento positivo, tudo vai melhorar.
    Esta comidinha e uma das minhas favoritas. Adoro o polvo feito desta forma.
    Um grande beijinho e as melhoras do teu pulso.

    ResponderEliminar
  4. Adorei! Óptimo aspecto!
    Anima-te, dias melhores virão! Bjocas

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!