segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Arroz de Cabidela

Bom dia e boa semana para todos!
 
Depois de mais um fds que para não variar, simplesmente voou, venho aqui apresentar a minha versão de um arroz de cabidela.
Bem sei que esta é uma daquelas iguarias que ou se ama, ou se detesta e penso que deverá ser difícil haver meio termo nesta questão.
Pessoalmente ADORO ou não teria o trabalho de a confecionar eh eh eh!
Esta é uma das vantagens de quem cozinha, não é obrigado a comer o que não gosta, o que no meu caso seria complicado de acontecer mesmo que não cozinhasse, pois esta minha boca é santa.
Uma boca a caminhar para a santidade é a do meu filho mais novo, que ainda não tem 3 anos e não gosta de chocolates, prefere pão a bolos, adora pêras e maçãs e se pudesse comia todos os dias "xixa com roz".
A boca do mais velho que em criança me deu cabo dos nervos, atingiu finalmente um grau de maturação satisfatório, a semana passada disse-me que não sabia onde é que ia parar, porque cada vez que vê seja o que for na mesa, começa a salivar só de pensar no sabor que a comida poderá ter.
A sério, parti-me a rir, é que apesar de saber que ele é guloso e gosta de comer, nunca me tinha apercebido que a comida lhe despertava aquelas emoções todas.
Agora a receita




Ingredientes 2 pessoas:
1/2 frango caseiro
2 alho
1 cebola
| azeite
1/4 de chouriço
1 fl louro
40 ml vinho tinto
1 chávena gd de arroz carolino
5 cl sopa de sangue com vinagre
sal qb
vinagre qb

Preparação:
Refogar ligeiramente a cebola com alhos e as rodelas de chouriço.
Adicionar o frango cortado (já temperado com sal) e o louro. Eu não fiz, mas penso que se retirarmos a pele à maioria do frango talvez seja melhor para não ficar com muita gordura.
Alourar o frango, adicionar o vinho para refrescar e deixar estufar em lume brando até estar bem cozido.
Juntar o arroz envolver bem e cozinhar cerca de 2m mexendo sempre para não queimar. Adicionar 3 medidas de água já quente, mexer e deixar cozinhar cerca de 5 minutos em lume médio.
Seguidamente retifique o sal e junte o sangue envolva tudo bem, deixe cozer o arroz mais ou menos 5 minutos, até estar aldente, se necessário junte mais vinagre e verifique novamente o sal.



Sirva de imediato com salsa picada e arroz branco.
Bom apetite!

7 comentários:

  1. Está com um aspecto delicioso!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adoro mesmo!!!
    Está com óptimo aspecto
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha. Gosto mesmo muito.
    Bjs
    rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Há muito que não como , o teu ficou com muito bom aspecto.
    boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto delicioso!!! Há anos que não como! Saudades!

    Nunca fiz, quem costumava fazer era a minha mãe, quando criava frangos.

    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Nunca fiz, costumo comer em casa da minha sogra!!
    A tua está com um óptimo aspecto! Bjocas

    ResponderEliminar
  7. Olá e Boa noite!
    Que saudades me deixou...quando estava-mos lá prás bandas
    de Vouzela e me podia satisfazer assim com uma boa cabidela!!
    Fico-me por aqui que está com óptimo aspecto!
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada pela vossa visita!