terça-feira, 19 de março de 2013

Dourada aromatizada ao vapor

Quem me conhece bem sabe que eu adoraria ter uma cozinha tipo da Julia Child, com panelas de cobre e de ferro, um sem número de parafernálias para todas as utilidades culinárias, mas acima de tudo, adoraria ter a sua mestria e visão futurista.
Como não tenho, vou-me contentando com a minha querida e moderna cozinha, que eu, com tanto carinho escolhi e com a qual estou muito satisfeita, diga-se em abono da verdade.
Estou ainda muito contente com a minha amiga Bimby Maria, como tantas vezes lhe chamo, mas apesar de ser sua fã, não sou fanática e continuo a utilizar muito os tachos, o fogão e o forno, mas há coisas que esta menina faz bem e depressa como não há quem.
Comprei duas douradas tamanho médio/grande, de aquicultura, pois cada vez mais temos de pensar numa forma de vida sustentável, tanto ao nível financeiro, como ao nível dos recursos naturais do nosso planeta, que não são inesgotáveis.
Pois bem, como ia dizendo, tinha estas duas douradas que mandei escalar para grelhar na brasa, mas não me apeteceu ter o trabalho de acender o lume e inspirada na revista da Bimby deste mês, resolvi cozê-las ao vapor, a única alteração foi que colocar o manjericão e os restantes temperos dentro da barriga e não por fora, mas quanto à receita, essa é para descobrir com as fotos.
Espero que gostem!
 

 
 
Ingredientes:
2 douradas média/grande escaladas e com escamas
1kg de batata primor
Folhas de manjericão fresco
coentros
Salsa fresca
1 limão
Sal
Pimenta rosa
Azeite

Preparação:
Lave as douradas e seque-as com papel absorvente de cozinha;
Abra as douradas e comece por temperar com sal e pimenta, disponha uma camada de ervas aromáticas e umas rodelas de limão, cortadas finamente;
Ate com fio de cozinha salpique com sal e regue com sumo de limão, coloque na varoma;
 



Lave bem as batatinhas e coloque-as no cesto, no copo ponha cerca de 1lt de água e programe 10m varoma velocidade de colher;

 Retire a tampa do copo e coloque a varoma com as douradas, programe mais 30 minutos, varoma velocidade de colher.


Retire para uma travessa de servir, regue com azeite e polvilhado com coentros ou salsa acompanhe com uma salada ou legumes verdes.

Bom apetite!

 
Fogão da Julia Child

7 comentários:

Obrigada pela vossa visita!